ArduinoDay

evento mundial | reunindo arduino, pessoas e projetos |

PROGRAMAÇÃO DO FAB LAB CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

 

Veja como nasceu o Movimento Maker, como ele está criando uma infinidade de oportunidades nos negócios e como você pode fazer para participar desta revolução.

 

Manoel Lemos é sócio da Redpoint e.venture, uma empresa de investimentos focada na Internet, a primeira e única presença do Vale do Silício em território brasileiro. Apaixonado por empreendimentos, ele fundou o maior indexador de blogs em português, o BlogBlogs, e o portal Fazedores, o primeiro dedicado à comunidade brasileira do Movimento Maker com o objetivo de criar um ponto de encontro para os fazedores compartilharem, colaborarem e divulgarem suas ideias.

 

 

 

 

 

 

Descrição: A arte sempre esteve conectada com técnicas e ferramentas de alta tecnologia e na realidade que vivemos hoje não seria diferente. Andrei Speridião e Andrea Bandoni discutirão arte, tecnologia e como a cultura maker influência nos processos de criação artística no Brasil e no mundo.

 

Andrei Speridião é designer graduado pela FAU-USP. Em sua carreira vem explorando e desenvolvendo projetos através de design associado a tecnologia. Co-fundou e liderou a Iceland 2nd Nation, unidade da FLAGCX dedicada a projetos físico-digitais. Hoje seu foco está no desenvolvimento de produtos como líder de design e tecnologia na Questto|Nó."

Andrea Bandoni, designer paulistana formada pela USP e pela Design Academy Eindhoven (Holanda), trabalha de maneira independente, com forte produção autoral, desenvolvendo objetos e espaços. Teve trabalhos expostos e adquiridos por galerias e museus no Brasil, em diversos países da Europa, na Austrália e na China. Foi premiada no Brasil e na Inglaterra, destacando-se como empreendedora criativa. Andrea foi fundadora do Fab Lab Brasil e atua como consultora em diversos projetos de inovação, além de ser coordenadora de Design no IED SP.

 
 
Em sua Palestra, Stéfany mostrará como conectar alguns tipos de microcontroladores e microprocessadores ao Bluemix, a Plataforma Cloud da IBM. Deste modo, conseguirá incorporar a computação cognitiva do Watson aos projetos de IoT, sendo por reconhecimento de imagem, chat bots e voz.
 
Stéfany Mazon atua como Developer Advocate na IBM. Apaixonada por inovação e IoT, está concuindo a graduação de Engenharia Eletrônica na Mauá. Fez parte do time de Research da IBM, no qual trabalhou em projetos sobre a interseção entre tecnologia e saúde e desenvolveu tres patentes. Está sempre buscando fazer a diferença, levando aos clientes as melhores ferramentas de cloud.
 
 
 
 
 
 
 
As tecnologias de fabricação digital estão cada vez mais se tornando acessíveis à população e em especial às crianças e aos jovens. Neste contexto, quais perspectivas se abrem no campo da educação? Como as práticas de design podem colaborar no desenvolvimento do conhecimento? A proposta da conversa é pensar em práticas educativas e experiências pedagógicas relacionadas às tecnologias de fabricação digital.
 

Cassia Fernandez é professora de programação física no Ensino Fundamental, desenvolve pesquisa de mestrado na POLI-USP relacionada à criação de atividades e ferramentas de programação física baseadas na abordagem tinkering, com foco na criatividade. Possui estágio de pesquisa no Lifelong Kidergarten Group do MIT Media Lab e é FabLearn Fellow de Stanford.

 

Fabio Zsigmond  é um empreendedor que trabalhou mais de 25 anos com varejo e tecnologia. Formado em Administração, nos últimos 4 anos dedica-se a sua paixão: tecnologia e educação. Além do MundoMaker ele também trabalha no Projeto Ancora (www.projetoancora.org.br), uma organização sem fins lucrativos que oferece uma educação inovadora de excelente qualidade para crianças menos privilegiadas.

 

Maria Rita Casagrande é feminista negra, mãe, militante pelos direitos LGBT, blogueira desde 1998. Graduada em Análise de Sistemas, pós graduanda em Desenvolvimento de aplicações WEB. Criadora do True Love, site voltado para o público feminino de lésbicas e bissexuais e do Coletivo Audre Lorde de lésbicas e Bissexuais Negras e Afrodescendentes (http://coletivoaudrelorde.com). Coordenadora, desenvolvedora, produtora do Blogueiras Negras (http://blogueirasnegras.org) website criado para dar voz as mulheres negras e o BNteen (http://bnteen.com.br), uma versão voltada para adolescentes. Criadora do Por Mais Mulheres (http://pormaismulheres.com), plataforma de empregabilidade e aprendizado online para mulheres.

 
 
 
 
 
 
Apesar de ter apenas 11 anos, Matheus já ministrou palestras em grandes eventos como a Campus Party. Seu objetivo nesta palestra é expor as possibilidades no aprendizado utilizando o scratch + arduino, mostrando que é possível aprender robótica e se divertir com isso.

 

Matheus Barbosa Moraes é professor de criação de jogos, palestrante e oficineiro. Apaixonado por programação e jogos, sempre aproveita uma oportunidade de aprender mais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Escolha entre as Atividades em nossas 12 unidades e

participe do Ciclo de Palestras no Centro Cultural São Paulo.

Rua Antônio Carlos de Oliveira Cesar, 97 - Itaquera
08210-590 Região: Leste
 
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Limão
02720-200 Região: Norte

 

Largo do Rosário, 20 - Penha
03634-020 Região: Leste
 
Av. Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes
08490-000 Região: Leste
 
Estrada das Lágrimas, 2385 - Heliopolis
04232000 Região: Sul
 
R. Pedro José de Lima, 1020 - Anhangurera
05272-174 Região: Norte
 
Rua Capachós, 400 - Jardim Célia
08191-330 Região: Leste
 
Rua Santa Crescencia, 323 - Butantã
05524-020 Região: Oeste
 
Rua Bacabinha, 280 - Jardim São Luís
04917-030 Região: Sul
 
Avenida São João, 473 - Centro
01035-000 Região: Centro
 
Rua Pedroso 238 - Bela Vista
01322-010 Região: Centro
 
 
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
01504-000 Região: Sul

+

ciclo de palestras e exposições